top of page
Pedículo ou pedículo vertebral - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Deu no laudo o termo "pedículo" ou "pedículo vertebral". O que é isso? Descubra neste vídeo o que significa esse termo comumente encontrado nos exames de coluna vertebral.
Platôs de aposição ou platô vertebral - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Deu no laudo o termo "platô de aposição" ou "platô vertebral". O que é isso? Descubra neste vídeo o que significa esse termo comumente encontrado nos exames de coluna vertebral.
Ponto gatilho: qual a composição? - Destaque da aula na USP
Aqui neste trecho, falo sobre os pontos gatilho, sua composição bioquímica e histologia.
Posso caminhar se tenho dor nas costas?
Essa dúvida eu escuto muito no meu consultório: Posso fazer caminhada se eu tenho dor na coluna?
Neste vídeo falo sobre as caminhadas e se elas podem ser feitas por quem sofre com a coluna vertebral.
Também explico em 7 passos como deve ser realizada a técnica correta da caminhada!
Prevenindo a dor nas costas - Destaque da aula na USP
A estratégia mais eficaz de tratamento de problemas de coluna é a prevenção! Neste segmento retirado da aula, apresento algumas estratégias para prevenção da dor nas costas.
Propedêutica (Exame Físico) da coluna vertebral baseada em casos clínicos - Aula completa na USP
Nesta aula completa com quase 2 horas de duração ensino a propedêutica da coluna vertebral baseada em casos clinicos. Falo sobre os achados de exame físico em condições como hernia de disco ,artrose da coluna, estenose de canal, fratura vertebral , síndrome facetária, tumores (cancer), cisto facetário entre muitas outras condições médicas .
Propedêutica da coluna vertebral - estudo de caso clínico - Radiculopatia - Destaque da aula na USP
Neste trecho da aula discuto um caso clínico real e, através do PBL (Problem Based Learning) ou "aprendizado baseado em problema" falo sobre a propedêutica da coluna vertebral. Apresento detalhadamento todas as etapas do exame físico que compreende inspeção, testes provocativos específicos da coluna e exame neurológico relacionado a coluna vertebral.
Protusão discal na ressonância magnética da coluna lombossacral - Destaque da aula na USP
Protusão discal é um tipo de hérnia de disco, por vezes também chamada de hérnia protusa. Neste trecho da aula apresento e dicuto as particularidades da imagem de ressonância magnética da protusão do disco intervertebral na coluna lombossacral.
Pseudoabaulamento - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Deu no laudo o termo "pseudoabaulamento". O que é isso? Descubra neste vídeo o que significa esse termo comumente encontrado nos exames de coluna vertebral.
Quais exames de imagem são usados para coluna vertebral - Destaque da aula na USP
Radiografia (ou raio X), tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética: estes são os três tipos de exames de imagem mais comumente utilizados para diagnóstico da coluna vertebral. Neste trecho da aulo, explico sobre estas três modalidades de exames.
Quais são os procedimentos minimamente invasivos para tratamento da coluna - Destaque da aula na USP
Neste trecho, apresento as principais estruturas da coluna vertebral que podem desencadear dor e quais são as opções de tratamento minimamente invasivo que podem ser empregadas para seu tratamento. Tratamentos como bloqueio, infiltração, denervação, rizotomia, discoplastia, entre outros são discutidos e apresentados como possibilidade de tratamento para condições como hérnia de disco, artrose na coluna, estenose de canal, doença degenerativa discal, etc.
Qual o melhor colchão para minha coluna?
Você sabe como escolher o melhor colchão? Aquele que é o melhor para a sua coluna?
Nessa animação eu explico qual a melhor maneira de se escolher o colchão ideal para uma noite tranquila e diminuir o risco de problemas de coluna como dores na coluna lombar ou cervical.
Qual papel das intervenções em coluna? - Destaque da aula na USP
Muito se fala em procedimentos minimamente invasivos para a coluna, cirurgias e diversos outros tratamentos. Mas é muito importante termos em mente que qualquer procedimento é o meio do caminho da reabilitação, jamais o fim. Este aspecto é discutido neste trecho da aula.
Quando a dor nas costas é grave? Devo me preocupar? Sinais de Alerta - Destaque da aula na USP
Neste trecho da aula discuto os aspectos de um caso clínico de neoplasia (câncer) na coluna. Através dele discuto os sinais de alerta que podem aparecer na história clínica ou no exame físico da coluna vertebral. São também chamados de "red flags" (ou bandeiras vermelhas) que, quando presentes, sinalizam ao profissional de saúde que uma avaliação mais cautelosa e aprofundada deve ser conduzida.
Obs: A presença de algum destes sinais não implica obrigatoriamente em uma gravidade do quadeo de dor nas costas. Indica apenas que o paciente deva ser avaliado por um profissional especializado e capacitado no diagnóstico.
Quando devo procurar um médico por dor nas costas?
Neste video explico de forma objetiva quais os sintomas de gravidade associados a dor nas costas que fazem necessária a avaliação de um médico. Entenda em menos de 2 minutos quando se deve procurar ajuda de um médico para avaliação do problema de coluna vertebral.
Quantificação da dor muscular: Algometria - Destaque da aula na USP
Neste trecho da aula, menciono a dificuldade de se quantificar a dor, sobretudo a dor muscular. Também menciono a importancia de se objetivar e quantificar a dor para uso em pesquisas clínicas e na prática clínica.
Que exercício posso fazer para dor na cervical - Exercícios para dor no pescoço em casa!
Neste vídeo demonstro uma série de exercícios para quem tem dor na coluna cervical que se manifesta por dor no pescoço que pode irradiar para os ombros ou braços. Estes exercícios podem ser feitos em casa por quem tem problemas na cervical como artrose (ou osteoartrose), hérnia de disco ou outros problemas envolvendo a coluna cervical. Estes são exercícios para reabilitação da coluna cervical, mas também servem para prevenção de problemas ou para quem deseja melhorar as funções do dia a dia.
Que exercício posso fazer para melhorar a dor no joelho?
Neste vídeo eu, Daniel Camargo Pimentel, médico fisiatra, professor da Faculdade de Medicina da USP, demonstro uma sequencia de exercícios para os joelhos. Estes exercícios podem ser feitos em casa por quem tem problemas de joelhos como artrose (ou osteoartrose), tendinites (como tendinite da pata de ganso, tendinite dos isquiotibiais, tendinite de quadríceps femoral) ou outros problemas envolvendo o joelho e a patela. Estes são exercícios para reabilitação dos joelhos, mas também servem para prevenção de problemas nos joelhos ou para quem deseja melhorar as funções do dia a dia como caminhar, sentar e levantar, etc.
Que exercícios posso fazer para melhorar a dor no quadril?
Neste vídeo eu, Daniel Camargo Pimentel, médico fisiatra, professor da Faculdade de Medicina da USP, demonstro uma sequencia de exercícios para os quadris. Estes exercícios podem ser feitos casa por quem tem problemas no quadril como, artrose (ou osteoartrose), tendinites (como tendinite glútea, de isquiotibiais ou de íliopsoas) ou bursite trocanteriana (ou trocantérica). Enfim, são exercícios de reabilitação para o quadril, mas também servem para melhorar a função do dia a dia como caminhar, sentar e levantar. Também podem ajudar bastante no combate a dor lombar (lombalgia).
Radiofrequencia da coluna - ablação ou denervação da coluna vertebral - Destaque da aula na USP
Neste trecho da aula falo sobre a radiofrequencia da coluna vertebral, também conhecida como rizotomia, denervação ou ablação por radiofrequencia da coluna. Trata-se de um recurso terapêutico utilizad para tratar a artrose na coluna / síndrome facetária. A síndrome facetária ou artrose na coluna é um frequente causador de dor nas costas, tanto na coluna lombossacral como na coluna cervical.
Radiofrequencia na coluna - O que é?
Neste video falo sobre a ablação por radiofrequencia da coluna vertebral. Por vezes também chamada de denervação percutânea de facetas ou rizotomia por radiofrequencia. Pode ser feita tanto na coluna cervical quanto lombar e é um método de tratamento minimamente invasivo para se tratar a dor nas costas causada pela artrose na coluna.
Radiografia X Ressonância Magnética X Tomografia Computadorizada - Destaque da aula na USP
Neste breve trecho, falo sobre as diferencas entre os exames de Raio X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Mostro exemplos visuais de imagens destas três modalidades da coluna cervical, torácica e lombar.
Radiografia dinâmica na espondilolistese - Destaque da aula na USP
O raio X dinâmico (que é a radiografia feita em flexão e extensão de coluna) é um exame muito importante na avaliação da estabilidade ou instabilidade das listeses vertebrais (ou espondilolistese - escorregamento de uma vértebra em relação à outra). Este exame de radiografia específico fornece dados clínicos muito importantes na avaliação de pacientes com dores nas costas e problemas de coluna.
Radiografia para avaliar a coluna vertebral: vantagens e desvantagens - Destaque da aula na USP
A radiografia, ou raio X, é frequentemente usado para avaliação da coluna vertebral. Neste trecho retirado de aula, falo sobre as vantagens e desvantagens bem como a utilidade deste meio diagnóstico para os problemas da coluna.
Raiz descendente ou raiz descendente intracanal - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Deu no laudo o termo "raiz descendente" ou "raiz descendente intracanal". O que é isso? Descubra neste vídeo o que significa esse termo comumente encontrado nos exames de coluna vertebral.
Raiz emergente - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Deu no laudo "raiz emergente" ou "raiz nervosa emergente". O que é isso? Descubra neste vídeo o que significa esse termo comumente encontrado nos exames de coluna vertebral.
Redução da altura discal - DEU NO LAUDO do exame de coluna
Deu no laudo "redução da altura discal" ou "redução da altura do disco intervertebral". O que é isso? Descubra neste vídeo o que significa esse termo comumente encontrado nos exames de coluna vertebral.
Reportagem especial: Medicina do Futuro
Reportagem especial "Medicina do Futuro" que foi ao ar no RedeTV! News no dia 21 de junho de 2012. Nesta reportagem, Dr Daniel Camargo Pimentel apresenta o serviço.
Ressonância magnética da coluna lombar normal - Destaque da aula na USP
Aqui discuto e apresento imagem de ressonância nuclear magnética da coluna lombossacral sem alterações. Demostro qual é o padrão de uma coluna lombar normal (sem alterações signigicativas) vista à ressonância magnética.
Ressonância magnética na ESTENOSE DA COLUNA - quais são os achados nesse exame e como interpretá-los
Neste trecho da aula falo sobre os achados dos exames radiológicos de ressonância magnética na estenose (estreitamento) da coluna vertebral.
- 8Página 7
bottom of page




